Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 20 de setembro de 1276



Um português é eleito Papa

A 20 de setembro de 1276, o médico, professor e matemático português Pedro Julião, também conhecido por Pedro Hispano, é eleito Papa, tomando o nome de João XXI.

Foi o 187.º Papa da Igreja Católica, tendo exercido o seu pontificado até 20 de maio de 1277.

Sabe-se que é natural de Lisboa mas os historiadores não são unânimes sobre o ano em que teria nascido, apontando datas entre 1205 e 1220.

Inicia os seus estudos na Escola Episcopal da Catedral de Lisboa.

Ruma a França, onde na Universidade de Paris (ou na de Montpellier, segundo alguns historiadores), cursa medicina e teologia, tendo por companheiros de estudo nomes sonantes do Cristianismo, como São Tomás de Aquino e São Boaventura.

Ensina medicina na Universidade de Siena entre 1246 e 1252, local onde escreve, entre outras obras, o tratado Summulæ Logicales que seria utilizado nas universidades europeias, durante mais de 300 anos, para estudo da lógica aristotélica.

No campo da medicina, o seu tratado oftalmológico De oculo conhece uma ampla divulgação nas universidades da Europa e o Thesaurus Pauperum (Tesouro dos Pobres), um manual que descreve várias doenças, apresentando a cura para muitas delas, obtém centenas de edições, tendo sido traduzido para 12 línguas.

No campo da Teologia, escreve Comentários ao pseudo-Dionísio e Scientia libri de anima.

De regresso a Portugal, o rei D. Afonso III confia-lhe, em 1263, o priorado da Igreja de Santo André, em Mafra. Ocupará, de seguida, outros cargos na Sé de Lisboa, na Sé do Porto e na Colegiada Real de Santa Maria de Guimarães.

Em 1273, o Papa Gregório X, nomeia-o Arcebispo de Braga.

No ano seguinte, quando participa no XIV Concílio Ecuménico de Lião, Gregório X elava-o a Cardeal-bispo. O mesmo papa, nomeia-o, em 1275, seu médico principal.

A Gregório X, sucedem, no papado, Inocêncio V e Adriano V.

Após a morte deste último, no conclave realizado em Viterbo, o português Pedro Julião é eleito Papa a 13 de setembro e coroado a 20 de setembro de 1276, adotando o nome de João XXI.

O seu pontificado é pontuado pelo seu esforço em conciliar as diversas monarquias europeias.

Dotado de grande simplicidade, recebia em audiência tanto os poderosos como os pobres, dispensando a todos o mesmo acolhimento fraternal.

Mais preocupado com o estudo que com as tarefas burocráticas, delega no Cardeal Orsini (futuro Papa Nicolau III) o tratamento dos assuntos correntes.

Este Papa – um dos mais cultos que passaram pelo Vaticano – morre, a 20 de maio de 1277, em Viterbo, para onde se retirara por se encontrar doente. A sua morte seria ocasionada não pela doença mas sim pelo desabamento das paredes do seu aposento.

Termina, assim, o seu curto pontificado de pouco mais de 8 meses, tendo sido sepultado junto do altar-mor da Catedral de São Lourenço, em Viterbo, onde os seus restos mortais permaneceriam até ao século XVI, altura em que aquele templo sofre obras de reconstrução. É, então, retirado do lugar de destaque onde se encontrava e colocado num modesto e sombrio túmulo.

A 28 de março de 2000, por intervenção de João Soares, então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o que resta do seu corpo é colocado novamente, a título definitivo, num lugar de destaque: ao lado do Evangelho da Catedral de Viterbo.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO