Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 23 de setembro de 1939



Morte de Sigmund Freud

A 23 de setembro de 1939, faleceu, em Londres, Sigmund Freud, médico neurologista e psiquiatra, criador da psicanálise.

Havia nascido em em Freiberg in Mähren, a 6 de maio de 1856.

A sua cidade natal pertencia, na altura, ao Império Austríaco. Atualmete faz parte da República Checa, sendo denominada Příbor.

Oriundo de uma família judaica, ingressou na Universidade de Viena aos 17 anos.

Pretendia inicialmente estudar direito mas acabou por entrar na faculdade de medicina.

Utilizou a técnica da hipnose no tratamento de doentes com histeria, a fim de aceder à sua mente, apresentando a hipótese da causa da histeria ser psicológica e não orgânica.

Essa sua hipótese serviria de base aos seus conceitos sobre o inconsciente.

Valorizou no tratamento dos doentes o conhecimento da repressão psicológica a que estes haviam sido sujeitos e, inspirando-se na tragédia grega Édipo Rei, que retrata os desejos amorosos que uma criança experimenta em relação à sua mãe, apresentou a sua conhecida teoria do complexo de édipo.

Freud acreditava que no desejo sexual residia a energia motivacional primária da vida humana.

Para ele, todo o ser humano era um animal dotado de razão imperfeita influenciado por desejos e sentimentos que lhe criavam um tormento psíquico quando confrontado com a vida em sociedade.

Introduz a psicanálise como tratamento de psicopatologias, escutando com muita atenção o paciente e interpretando os seus sonhos e relações com a vida real como vias de acesso ao seu inconsciente.

Leia também

MEDICINA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Medicina que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO