Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 24 de setembro de 1834



Morte de D. Pedro, primeiro Imperador do Brasil e vigésimo oitavo Rei de Portugal

A 24 de setembro de 1834, morre, em Queluz, Dom Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, que foi o primeiro Imperador do Brasil, como D. Pedro I e, ainda, o vigésimo oitavo Rei de Portugal, como D. Pedro IV.

Havia nascido a 12 de outubro de 1798, no mesmo palácio onde haveria de morrer.

Era o quarto filho do Rei D. João VI de Portugal e de D. Carlota Joaquina.

Em 1807, as tropas francesas invadem Portugal com o intuito de exigir a abdicação do rei mas a família real muda-se para o Brasil, impossibilitando que os generais cumpram a ordem emitida por Napoleão que, na altura, tentava conquistar grande parte da Europa.

Dom Pedro, ainda infante, passa a viver na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Casa-se, por procuração, no dia 13 de maio de 1817, com Maria Leopoldina da Áustria, com quem tem sete filhos: D. Maria, D. Miguel, D. João Carlos, D. Januária, D. Paula, D. Francisca e D. Pedro.

D. Pedro teve inúmeras aventuras extraconjugais, com destaque, pela sua longividade, para Domitila de Castro, Marquesa de Santos. Uma telenovela brasileira, transmitida em Portugal e em outros países de língua portuguesa, retrata ficcionalmente esse relacionamento. O Solar da Marquesa de Santos em São Paulo faz parte do roteiro turístico daquela cidade.

Na sequência da Revolução de 1820 em Portugal, as Cortes determinam o seu regresso à metrópole, mas D. Pedro recusa-se a embarcar para a Europa e, a 7 de setembro de 1822, declara a Independência do Brasil, constituíndo-se como seu primeiro imperador, até à data da sua abdicação para Pedro II, em 1831.

Após a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro é designado rei de Portugal pela regente D. Isabel Maria, subindo ao trono como D. Pedro IV. Outorga aos portugueses uma Carta Constitucional e abdica do trono a favor de sua filha, D. Maria da Glória (futura rainha D. Maria II), mas a guerra civil travada entre liberais, liderados por D. Pedro, e absolutistas, liderados por seu irmão D. Miguel, que também pretendia o trono, adia a coroação de D. Maria até 1834.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO