Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 29 de setembro de 1821



As Cortes Portuguesas exigem o regresso de D. Pedro do Brasil

Na sequência da Revolução de 1820, as Cortes Portuguesas exigem, a 29 de setembro de 1821, o regresso de D. Pedro do Brasil.

A intenção das Cortes era a de reduzir o Brasil novamente à condição de colónia, retirando-lhe a autonomia política de que beneficiava desde 1808.

D. Pedro recusa-se a embarcar para a Europa e, a 7 de setembro de 1822, declara a Independência do Brasil, constituíndo-se como seu primeiro imperador, até à data da sua abdicação para Pedro II, em 1831.

Após a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro é designado rei de Portugal pela regente D. Isabel Maria, subindo ao trono como D. Pedro IV. Outorga aos portugueses uma Carta Constitucional e abdica do trono a favor de sua filha, D. Maria da Glória (futura rainha D. Maria II), mas a guerra civil travada entre liberais, liderados por D. Pedro, e absolutistas, liderados por seu irmão D. Miguel, que também pretendia o trono, adia a coroação de D. Maria até 1834.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO