Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 1 de outubro de 1935



Nascimento de Julie Andrews

A 1 de outubro de 1935, nasce, em Walton-on-Thames, Surrey, Julie Andrews, atriz, dançarina, cantora, diretora teatral e escritora britânica.

Faz a sua estreia como atriz na década de 1940 nos teatros do West End, em Londres.

Em 1954, na Broadway, é a estrela do musical The Boy Friend (O namoradinho), intervindo, seguidamente em My Fair Lady e Camelot.

Em 1957, obtém enorme sucesso no telefilme musical Cinderella.

Na primeira metade da década de 1960, protagoniza os seus dois maiores êxitos: Mary Poppins em 1964 e The Sound of Music (Música no Coração). em 1965. No primeiro destes filmes obtém um Oscar de Melhor Atriz, um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical, o BAFTA de Melhor Atriz Revelação e o Golden Laurel de melhor performance feminina em musical. Em The Sound of Music recebe o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical, o Golden Laurel de melhor performance feminina em musical e o David di Donatello de Melhor Atriz Estrangeira.

Na segunda metade da década de 1960 participa nos filmes The Americanization of Emily (1964), Hawaii (1966), Torn Curtain (1966) e Thoroughly Modern Millie (1967).

A 31 de dezembro de 1999, a Rainha Isabel II (Elizabeth IIPT-BR) agracia-a com a Ordem do Império Britânico.

Nos últimos anos, destacamos a sua participação nos filmes The Princess Diaries (2001 e 2004), onde interpreta o papel de rainha Clarisse Renaldi e nos filmes de animação Shrek 2, Shrek the Third e Shrek Forever After, emprestando a sua voz à Rainha Lillian.

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO