Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 2 de outubro de 1470



Nascimento de Isabel de Aragão e Castela, Princesa das Astúrias e Rainha consorte de Portugal

A 2 de outubro de 1470, nasce, em Dueñas, Isabel de Aragão e Castela, Princesa das Astúrias e futura Rainha consorte de Portugal.

Era a filha mais velha de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela, neta paterna de João II, rei de Aragão e Navarra e de sua segunda esposa Joana Henriques e neta materna de João II, rei de Castela e Leão, e Isabel de Portugal.

Em 1490, casa-se, em Évora, com o príncipe Afonso de Portugal, filho de D. João II e herdeiro da coroa portuguesa.

A 13 de julho de 1491, o príncipe Afonso de Portugal morre. Tendo ficado viúva, Isabel casa-se, em segundas núpcias, em 1496, com o primo direito do seu sogro, o rei Manuel I de Portugal.

A 29 de março de 1498, o rei D. Manuel I de Portugal parte para Castela, acompanhado da sua esposa, a Rainha D. Isabel, deixando a sua irmã, a rainha D. Leonor como regente. Em Toledo, são jurados príncipes herdeiros dos reinos de Castela e Leão.

Seguem, depois, para o reino de Aragão, chegando a Saragoça a 1 de junho de 1498. A 23 de agosto, a esposa de D. Manuel I dá à luz, naquela cidade, uma criança a que é posto o nome de Miguel da Paz mas os trabalhos de parto correm mal e Isabel de Aragão e Castela, Princesa das Astúrias e Rainha consorte de Portugal perde a vida a 28 de agosto.

Se o infante Miguel da Paz não tivesse morrido aos 23 meses de idade, ter-se-ia tornado rei de Portugal e dos restantes reinos da Península Ibérica.

* * *

Portugal teve quatro rainhas consorte com o nome de Isabel:
• D. Isabel de Aragão, esposa de D. Dinis
• D. Isabel de Aragão e Castela, primeira esposa de D. Manuel I
• D. Isabel de Coimbra, esposa de D. Afonso V
• D. Isabel de França, esposa de D. Filipe III

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO