Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 3 de outubro de 1910



Morte de Miguel Bombarda

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, a 6 de março de 1851, forma-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, onde passa a ocupar a cadeira de Fisiologia Geral e Histologia, impulsionando a reforma dos estudos médicos.

Os trabalhos de investigação que vinha desenvolvendo sobre as enfermidades do sistema nervoso, contribuíram, de forma significativa, para que fosse convidado, em 1892, a dirigir o Hospital de Rilhafoles, onde impulsiona a construção de modernas instalações de acordo com os mais evoluídos conceitos no tratamento dos doentes do foro psiquiátrico.

Funda, juntamente com Sousa Martins e Bento de Sousa, o jornal Medicina Contemporânea.

Republicano convicto, dirige o comité civil do movimento para derrubar a Monarquia.

Morre a 3 de outubro de 1910, dois dias antes de ver a implantação da República, assassinado por um doente mental no seu gabinete de trabalho (ver imagem supra). O retrato a óleo do marechal Saldanha atrás da secretária, exibe, ainda, a marca provocada por uma das balas disparadas neste atentado à sua vida.

Leia também

MEDICINA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Medicina que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO