Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 6 de outubro de 1999



Morte de Amália Rodrigues

A 6 de outubro de 1999, fomos surpreendidos pela inesperada notícia do falecimento, em Lisboa, de Amália Rodrigues, o expoente máximo do fado.

António Guterres, na altura Primeiro-ministro de Portugal, decretou três dias de luto nacional.

Até à data da sua morte, tinham sido editados, em 30 países, 170 álbuns com interpretações suas que alcançaram 30 milhões de cópias.

Dois anos mais tarde, a 8 de Julho de 2001, os seus restos mortais foram transladados do cemitério dos Prazeres para o Panteão Nacional, última morada das personalidades mais ilustres de Portugal.

Segundo os registos oficiais, Amália da Piedade Rebordão Rodrigues nasceu, em Lisboa, a 23 julho de 1920. No entanto, a diva sempre referiu que havia nascido uns dias antes, mais precisamente a 1 de julho de 1920.

Foi a primeira fadista a cantar líricas de Camões e trovas de D. Dinis e os principais poetas seus contemporâneas como José Carlos Ary dos Santos, Alexandre O'Neill, David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello ou Manuel Alegre sentiram-se honrados por ver poemas seus interpretados pela voz de Amália, considerada a mais expressiva fadista de sempre.

Amália levou o nome de Portugal a todos os cantos do Mundo, cantando em português, castelhano, galego, francês, italiano e inglês.

Leia também

MÚSICA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Música que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO