Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 7 de outubro de 1952



Telefone-televisor, uma bela esperança para os nossos netos

A primeira página do Diário Popular de 7 de outubro de 1952 leva ao conhecimento dos seus leitores o maior êxito da exposição anual de Rádio, recentemente realizada em Londres: um telefone-televisor, criação dos engenheiros britânicos.

Funcionava como qualquer vulgar telefone, mas permitia ver, num pequeno rectângulo branco, a imagem do nosso interlocutor.

Na época, foi considerado um aparelho muito complicado, volumoso e de elevado custo (50 contos).

O jornalista remata esta notícia augurando: «Em todo o caso, é uma bela esperança para os nossos netos».

Fonte: Diário Popular n.º 3597, de 07-10-1952, p. 1

Os 50 contos (250 euros) eram, na verdade, um valor exorbitante. Com essa verba poder-se-ia comprar, por exemplo, uma viatura topo de gama.

A partir de 1970, surgiram, à venda, aparelhos mais baratos que permitiam fazer videochamadas, mas os mesmos não tiveram sucesso.

Foi necessário esperar pela mudança de século para surgirem no mercado português os primeiros telefones fixos com preço acessível, capazes de transmitir simultaneamente voz e imagem.

Outros meios, desconhecidos em 1952, como a internet e o telemóvel, permitem hoje, o primeiro a custo quase zero e o segundo a preços cada vez mais baixos, transmitir simultaneamente som e imagens.

LEITURA COMPLEMENTAR RECOMENDADA

Por que as videochamadas fracassaram há 50 anos, mas fazem sucesso hoje

4th Audio Fair Exhibitors, 1952




TOPO