Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 9 de outubro de 1867



Inauguração do Monumento a Camões, em Lisboa

A 9 de outubro de 1867, antecedendo a comemoração do terceiro centenário da morte de Camões, que se celebraria 13 anos mais tarde, é inaugurado, em Lisboa, pelo rei D. Luís e por seu pai, D. Fernando, um monumento a Camões, custeado por subscrição pública.

Esculpido por Vítor Bastos, é constituído por uma estátua em bronze figurativa de Camões com a altura de 4 metros, assente sobre um pedestal oitavado em mármore branco, medindo 7,5 metros de altura.

À volta do pedestal, ostenta 8 esculturas em pedra de lioz com 2,40 metros de altura cada uma, representando os historiadores Fernão Lopes, João de Barros e Fernão Lopes de Castanheda; o cosmógrafo Pedro Nunes; o cronista Gomes Eanes de Azurara e os poetas Vasco Mouzinho de Quevedo, Jerónimo Corte-Real e Francisco de Sá de Meneses.

Os proprietários de diversos estabelecimentos fabris de Lisboa deram folga aos seus operários, para que pudessem assistir a este acontecimento.

* * *

Os ecos desta inauguração chegaram ao norte do país. Na edição do Jornal do Porto do dia seguinte, pode ler-se um artigo datado de 9 de outubro, enviado pelo correspondente daquele jornal em Lisboa:

In Jornal do Porto n.º 231, de 10-10-1867, p. 3, col. 3

Leia também

ARTES PLÁSTICAS

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Artes Plásicas que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO