Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 9 de outubro de 2008



O Nobel da Literatura é atribuído a Jean-Marie Gustave Le Clézio

A 9 de outubro de 2008, é atribuído o Prémio Nobel da Literatura a Jean-Marie Gustave Le Clézio.

Nascido em Nice (França), a 13 de Abril de 1940, explorou inicialmente temas como a loucura, a linguagem e a escrita.

No final dos anos 1970, o escritor abandona a experimentação e o humor dos seus primeiros romances, tornando-os menos atormentados. Temas como a infância e a adolescência atraem um vasto público para a sua obra.

É considerado um escritor nómada, pois, para além de dar aulas na Universidade de Albuquerque (EUA) tem casa em França e passou longos períodos da sua vida na Nigéria, na Tailândia, na Grã-Bretanha e no Panamá, vivendo actualmente no México.

Fonte 1: Público (Edição Lisboa) n.º 6767, de 10-10-2008, p. 18
Fonte 2: Jornal de Notícias n.º 131 ano 121, de 10-10-2008, p. 48

À data do anúncio deste prémio, apenas dois livros deste escritor estavam disponíveis para venda em Portugal: O Caçador de Tesouros e Diego e Frida, editados respectivamente pela Assírio & Alvim e pela Relógio d`Água. A editora D. Quixote informou ir reeditar as obras Deserto (Prémio Paul Morand) e Estrela Errante. Igual procedimento será tomado pelas editoras Fenda e Europa-América que reeditarão respectivamente as obras Índio Branco e o Processo de Adão Pollo.

Fonte 3: Correio da Manhã de 10-10-2008, p. 42

Leia também

LITERATURA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Literatura que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.