Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 11 de outubro de 1895



Primeiro automóvel a circular em Portugal chega a Santiago do Cacém

A 11 de outubro de 1895, pelas 5 da tarde, chega a Santiago do Cacém o primeiro automóvel a circular em Portugal, uma viatura Panhard-Levassor.

O carro, importado de Paris por D. Jorge de Avillez, um jovem aristocrata rural daquela vila do Litoral Alentejano, havia chegado ao porto de Lisboa uns dias antes.

Atravessado o rio Tejo, foi acionado o seu motor, dando início à primeira viagem de automóvel em solo português à velocidade estonteante de 15 quilómetros por hora, tendo provocado tão forte pavor como fascínio entre as populações que acorreram à sua passagem.

Fonte: Documentação diversa existente na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, parcialmente sintetizada no Magazine Europa de 23-10-1995, p. VII.

Testemunhos orais de quem presenciou este acontecimento, por nós ouvidos nos anos 70 do século passado, referenciam que, durante o percurso até Santiago do Cacém, teria havido o primeiro acidente de automóvel em Portugal, entre o Panhard-Levassor e um burro, tendo este último perdido a vida.

A imagem que ilustra este artigo foi captada na Feira do Monte por Hidalgo Vilhena, pioneiro da fotografia em Santiago do Cacém. Sobre ela inseriu-se uma imagem do Panhard-Levassor.

Leia também

TRANSPORTES

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Transportes que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO