Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 14 de outubro de 1946



Homenagem ao ator e declamador João Villaret

Com a colaboração de Amália Rodrigues, Vasco Santana, Ribeirinho e António Silva, realizou-se, em Lisboa, no dia 14 de outubro de 1946, um espetáculo de homenagem a João Villaret.

O homenageado interpretou, pela primeira vez, Quatro Odes de Miguel Torga intituladas A Poesia, A Luz, Ao Vento e A Baco.

Fonte 1: Diário Popular n.º 1454, de 14-10-1946, p. 2

Biografia

João Villaret nasceu em Lisboa, 10 de maio de 1913.

Nos anos trinta, após ter terminado o Liceu, Villaret começa a dedicar-se ao teatro, atingindo rapidamente grande notoriedade graças a um talento inato para representar e a uma enorme propensão para interpretar textos declamados.

As suas interpretações como declamador de poemas ainda hoje permanecem na nossa memória, com destaque para Procissão, de António Lopes Ribeiro, Cântico Negro de José Régio e O menino de sua mãe, de Fernando Pessoa.

Muitas das suas interpretações encontram-se disponíveis no arquivo que a RTP disponibiliza na internet e, entre outros meios audiovisuais, num álbum com um recital por ele dado no Teatro São Luís, em Lisboa.

No cinema, Villaret fez breves aparições no Pai Tirano de António Lopes Ribeiro (1941), em Inês de Castro e Camões, de Leitão de Barros (1945/46), Três Espelhos, de Ladislao Vadja (1947), Frei Luís de Sousa , de António Lopes Ribeiro (1950) e em O Primo Basílio, de António Lopes Ribeiro (1959).

Faleceu a 21 de janeiro de 1961, em Lisboa.

Artistas e intelectuais desfilaram perante a urna com os restos mortais de João Villaret e milhares de pessoas estiveram presentes no seu funeral, numa impressionante manifestação de pesar.

Fonte 2: Diário de Lisboa nº 13688, de 21-01-1961, pp 9 e 10
Fonte 3: Diário de Lisboa nº 13689, de 22-01-1961, pp. 1 e 14

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.


Todos os jornais cariocas lamentaram a notícia da morte de João Villaret, considerando-a uma grande perda.

Traduzindo o sentimento dos seus colegas brasileiros, o ator Sedi Cabral declara: «Perdeu Portugal o seu maior artista teatral moderno e o Brasil uma das maiores figuras que, em todos os tempos, passaram pelos seus palcos».

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.


TOPO