Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 14 de outubro de 1918



Uma das mais belas e trágicas páginas da história da marinha de guerra portuguesa

O caça-minas Augusto de Castilho, um antigo barco de pesca reconvertido num navio de guerra, tinha por principal função, no decorrer da I Grande Guerra, a patrulha de alto mar, a rocega de minas e a escolta de comboios de navios.

A 14 de outubro de 1918, quando escoltava o navio São Miguel, que se dirigia da Madeira para os Açores, foi surpreendido pelo fogo alemão de um submarino U-139.

Apesar do navio de guerra português ter um equipamento bélico muito inferior ao submarino alemão, enfrentou-o corajosamente, permitindo a fuga do vapor São Miguel que transportava cerca de trezentas pessoas.

O caça-minas Augusto de Castilho acabou por ser afundado pelo submarino alemão mas os portugueses lutaram heroicamente até ao último momento, tendo perdido a vida o 1.º Tenente Carvalho Araújo, comandante do navio, assim como um aspirante a oficial e quatro praças.

Demonstrando uma grande capacidade de sobrevivência, os restantes elementos da tripulação conseguiram resgatar-se numa baleeira, tendo remado, durante seis dias, através do Atlântico, até alcançar a ilha de São Miguel.

Fonte: Diário de Notícias n.º 29692, de 14-10-1946, p. 1

A 9 de dezembro de 2015, a RTP transmite um filme realizado pelo submarino que afundou o Augusto de Castilho.

Impressionados com a valentia dos portugueses ou apenas tentando sublinhar a sua humanidade perante a câmara de filmar, vê-se os marinheiros feridos portugueses a serem assistidos pelo médico do submarino e, ainda, o embarque dos sobreviventes em dois pequenos salva-vidas.

Leia também

POR MARES OUTRORA NUNCA DANTES NAVEGADOS

Estamos a reunir, num único local, os artigos incluídos na temática "Por Mares Outrora Nunca Dantes Navegados" que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO