Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 16 de outubro de 1929



Nascimento da atriz brasileira Fernanda Montenegro

A 16 de outubro de 1929, nasce, em Campinho, um bairro da zona norte do Município do Rio de Janeiro, Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves da Silva Torres.

É neta de portugueses dos Açores e de italianos da Sardenha.

Com doze anos de idade, conclui os seus estudos primários em colégios públicos, tendo frequentado, de seguida, o curso de secretariado Berlitz, onde aprende inglês, francês, português, estenografia e datilografia.

Aos quinze anos de idade, consegue o seu primeiro emprego como locutora na Rádio MEC e integra um grupo de teatro amador dos alunos da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, interpetando a sua primeira personagem, Cassona da peça Nuestra Natascha.

Durante os dez anos que trabalhou na Rádio MEC, fez inicialmente a locução e, posteriormente, teatro radiofónico. Neste período, deu os primeiros passos na escrita, adotando o pseudónimo de Fernanda Montenegro.

Iniciava, assim, uma longa carreira que a tornaria a primeira e única atriz latino-americana a ser indicada para um Óscar por uma atuação em língua portuguesa.

Considerada como a grande dama do teatro, do cinema e da dramaturgia brasileira, é conhecida e apreciada em todos os países de língua portuguesa, mercê da sua intervenção em inúmeros filmes e telenovelas.

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO