Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 9 de novembro de 2022



Morte de Gal Costa

A 9 de novembro de 2022, faleceu, aos 77 anos de idade, a cantora brasileira Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida por Gal Costa.

Havia nascido a 26 de setembro de 1945, em Salvador.

Arnaldo Burgos, seu progenitor foi um pai ausente, contrariamente a sua mãe, Mariah Costa Penna, que sempre a presenteou com muito carinho, tendo, inclusivamente, durante a gravidez, passado inúmeras horas ouvindo música clássico numa tentativa, que deu os seus frutos, de transmitir musicalidade à sua filha.

Quando tinha cerca de 10 anos de idade, torna-se amiga das irmãs Sandra e Dedé Gadelha que haveriam de ser, mais tarde, espoas respetivamente de Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Gal Costa revelou que o cantor João Gilberto a influenciou muito quando, por volta dos 14 anos de idade, o ouviu cantar Chega de Saudade.

Em 1964, quando tinha cerca de18 anos de idade, a sua amiga Dedé Gadelha apresenta-a a Caetano Veloso, com quem estabelecerá uma amizade e admiração mútua que prevalece até hoje.

Gal Costa estreou-se a 22 de agosto de 1964, ao lado de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e outros, aquando da inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.

A sua primeira gravação discográfica ocorreu em 1965, no disco de estreia de Maria Bethânia.

Participou do I Festival Internacional da Canção, em 1966, interpretando a canção Minha Senhora.

O seu primeiro LP, Domingo, foi lançado em 1967, ao lado de Caetano Veloso.

Entre outros trabalhos, participou, em 1968, no disco Tropicália ou Panis et Circencis.

Nas cinco décadas seguintes, com a sua fama já consolidada, Gal Costa presenteou-nos com uma vastíssima discografia, tendo sido eleita em 2012, pela revista Rolling Stone Brasil, como a sétima maior voz da música brasileira.

Gal Costa é muito apreciada em Portugal, esgotando todos os recintos em que se apresenta.

Leia também

MÚSICA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Música que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO