Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 14 de novembro de 1887



Nascimento do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso

A 14 de novembro de 1887, nasce, em Manhufe, freguesia de Mancelos, Amarante, o pintor português Amadeo de Souza-Cardoso.

Breve Biografia

Em 1905, frequenta o curso de Arquitetura na Academia de Belas Artes de Lisboa.

No ano seguinte, muda-se para o bairro de Montparnasse, em Paris, onde toma contacto com as correntes artísticas da sua época: primeiramente com o Impressionismo e, mais tarde, com o Expressionismo e o Cubismo, inserindo-se na primeira geração de pintores modernistas.

Começou a sua atividade como caricaturista. Em 1908, instala-se no número catorze da Cité de Falguière, enquanto frequenta ateliers preparatórios para o ingresso na Academia de Beaux-Arts e na Academia Viti, do pintor catalão Anglada Camarasa.

Após ter passado alguns meses do ano de 1910 em Bruxelas, regressa, em 1911, a Paris, expondo obras no Salon des Indépendants, denotando já um nível equiparável às melhores produções da arte internacional do seu tempo.

Em 1913, participa com oito trabalhos na exposição Armory Show realizada nos Estados Unidos e no Herbstsalon da Galeria Der Sturm, em Berlim. No mesmo ano, regressa a Portugal, expondo trabalhos em Lisboa e no Porto.

Em 1914, contacta, em Barcelona, Antoni Gaudi. No mesmo ano, quando já se encontrava em Madrid, eclode a Primeira Grande Guerra. Souza-Cardoso regressa a Portugal, desenvolvendo um apreciável número de trabalhos artísticos que lhe permite, em 1916, expor 114 obras no Porto e em Lisboa, subordinadas ao título «Abstracionismo».

Ao longo da sua vida, produz obras nitidamente influenciadas pelo Cubismo, explorando, nos seus derradeiros trabalhos, novas técnicas e formas de expressão, incluindo as colagens.

A 25 de Outubro de 1918, com apenas 31 anos de idade, morre em Espinho, vitimado pela «pneumónica», doença que ceifou, nesse ano, muitas vidas em Portugal.

Exemplos de obras deste pintor