Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 18 de novembro de 1647



Nascimento de Pierre Bayle

A 18 de novembro de 1647, nasce, em Carla-le-Comte, hoje Carla-Bayle, o filósofo cético e escritor francês Pierre Bayle, pai da tolerância religiosa e autor do Dicionário Histórico e Crítico, um dos livros mais populares na Europa na passagem do século XVII para o século XVIII.

Filho de um ministro calvinista, inicia os seus estudos na Academia Protestante de Puylaures, tendo, mais tarde, estudado no colégio jesuíta de Toulouse, altura em que se converte ao catolicismo.

O estudo profundo que realiza do catolicismo, provoca-lhe um ceticismo religioso que não é partilhado por outros pessoas com quem se relaciona, obrigando-o a mudar-se, em 1661, para Genebra, a fim de fugir às perseguições que lhe eram movidas.

Nesta cidade, dá início a uma intensa atividade literária, transformando-se num livre pensador, apelidado de profeta da tolerância.

Em 1670, retoma os conceitos calvinistas dos seus pais, sendo considerado pelos católicos franceses um huguenote.

Tendo regressado a França, torna-se, em 1675, professor de Filosofia na academia calvinista da cidade de Sedan.

Em 1680, abandona Sedan, em virtude da escola onde dava aulas ter sido encerrada por ordem do rei francês Luís XIV.

Refugia-se em Roterdão, onde passa a lecionar Filosofia e História.

Em 1682, redige Critique Générale de L’historie du Calvinisme de M. Maimbourg, obra onde defende tenazmente o protestantismo francês, tendo alguns exemplares do seu livro sido simbolicamente queimados em Paris pelas autoridades católicas.

Entre 1684 e 1687, edita Nouvelles de la République des Lettres, revista dedicada a assuntos literários e filosóficos que se tornaria muito influente na época.

Em 1685, após a revogação do célebre Edito de Nantes, que punha fim à tolerância religiosa concedida aos huguenotes, volta a ser perseguido.

Em 1686, Pierre Bayle escreve Commentaire Philosophique, livro que provoca uma enorme polémica, por os seus críticos considerarem que o texto incentivava a descrença religiosa.

Em 1690, no seu livro Avix aux réfugiés, ataca a postura política dada nos Países Baixos aos refugiados protestantes.

Na altura, a culpa pelas guerras religiosas era imputada aos monarcas por permitirem nos seus reinos múltiplas corrente de fé, ideia que Bayle não aceita, atribuindo a sua causalidade à intolerância dos religiosos.

Em 1693, vê-se obrigado a deixar o cargo de professor.

Entre 1696 e 1697, empenha-se na feitura do Dicionário Histórico e Crítico.

Para Bayle, deve haver separação entre o universo da fé e o da razão, conceito que explica a simpatia que por ele nutriam os pensadores iluministas, não obstante a sua condição de calvinista.

Pierre Bayle morre em Roterdão, na Holanda, a 28 de dezembro de 1706.

Leia também

FILOSOFIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Filosofia que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO