Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Ocorreu a 19 de novembro de 1894



Nascimento de Américo Tomás

A 19 de novembro de 1894, nasce, em Lisboa, Américo Deus Rodrigues Tomás, futuro Presidente da República Portuguesa.

Filho de um casal de criados de uma família abastada, concluiu a sua formação secundária no Liceu Passos Manuel, em 1911.

Frequentou, posteriormente, a Escola Politécnica (atual Faculdade de Ciências) de 1912 a 1914, ano em que entra para a Escola Naval.

Foi ascendendo na carreira militar até 1936, ano em que inicia atividades ligadas ao aparelho do Estado: é sucessivamente nomeado chefe de gabinete do Ministro da Marinha, presidente da Junta Nacional da Marinha Mercante e Ministro da Marinha.

Em 1944, foi o 14.º Presidente do Clube de Futebol Os Belenenses.

A 8 de junho de 1958, realizaram-se, em Portugal, eleições para Presidente da República.

Américo Tomás era o candidato apresentado pelo Governo; o General Humberto Delgado o candidato apoiado pela oposição ao regime.

Oficialmente, Américo Tomás vence estas eleições mas o facto da oposição ter sido proibida de inspecionar o funcionamento das assembleias de voto, reforçou a acusação de ter havido fraude eleitoral.

A 9 de agosto de 1958, toma posse como Presidente da República Portuguesa.

Com o 25 de Abril de 1974, é demitido do cargo e expulso da Armada.

Preso e conduzido à ilha da Madeira, parte, posteriormente, para o exílio no Brasil.

Em 1980, o então Presidente da República general Ramalho Eanes autoriza o seu regresso a Portugal, atendendo ao facto de nunca lhe ter sido instituído nenhum processo-crime.

Solicitou o seu reingresso na Armada, mas não lhe foi concedido.

Faleceu, numa clínica em Cascais, a 18 de setembro de 1987. Tinha, na altura, 92 anos de idade. Está sepultado no Cemitério da Ajuda.

Apesar de todas as honrarias que Américo Tomás recebeu na sua qualidade de mais alto magistrado da Nação, o seu poder era praticamente nulo.




TOPO