Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 19 de novembro de 1964



Reboleira, a Cidade-Jardim

O Diário de Lisboa de 19 de novembro de 1964 insere um anúncio informando que o plano de urbanização da Reboleira começa a ser uma realidade:

«Nesta zona privilegiada […] disporão os seus habitantes de todas as instalações públicas indispensáveis para a vida moderna. Dado que o custo das passagens não será superior ao dos transportes citadinos e que o tempo de percurso, cerca de 8 minutos, é inferior ao gasto entre o centro da cidade e os bairros habitacionais, viver na Reboleira é como viver no coração de Lisboa. O apeadeiro do caminho-de-ferro, em vias de acabamento, proporcionará cómoda e económica ligação ao centro da capital».

Fonte: Diário de Lisboa n.º 15062, de 19-11-1964, p. 14

A Firma J. Pimenta foi a construtora inicial desta urbanização, noticiada, na época, como «o primeiro e maior agregado populacional do género construído no país».

Ficou célebre, nos anos sessenta, a frase «pois, pois, J. Pimenta» do anúncio radiofónico ds Parodiantes de Lisboa, publicitando este empreendimento.

Atualmente, o apeadeiro do caminho-de-ferro de que a notícia fazia referência transformou-se numa moderna estação. Há empreendimentos cuja publicidade referente a futuros acessos cria uma falsa expetativa; esta, porém, concretizou-se plenamente e foi complementada, 50 anos mais tarde, pela ligação à rede do Metropolitano de Lisboa, o que nem em sonhos seria imaginável naquela época.