Início Efemérides

EFEMÉRIDES

dia 22 de novembro de 1497



Vasco da Gama ultrapassa o Cabo da Boa Esperança, assim como, mais tarde, o das Agulhas (o ponto mais meridional de África), infletindo para norte, a caminho da Índia.

Bartolomeu Dias havia sido o primeiro navegador a dobrar o Cabo da Boa Esperança, onde as águas do Atlântico e do Índico se encontram, produzindo ondas alterosas que não meteram medo aos intrépidos navegadores portugueses, como Camões mais tarde haveria de referir no poema épico Os Lusíadas.

De regresso a Portugal, aquele navegador luso informa o rei D. João II que a sua tripulação havia designado aquele promontório como Cabo das Tormentas. O monarca sorri e, imediatamente, substitui esse nome por Cabo da Boa Esperança, pois a sua passagem significava a “esperança” de a Índia vir a ser alcançada por via marítima.

Esse papel caberia a Vasco da Gama que, a 22 de novembro de 1497, ultrapassa aquele cabo, assim como, mais tarde, o das Agulhas (o ponto mais meridional de África), infletindo para norte, a caminho da Índia.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO