Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 8 de dezembro de 1943



Inauguração da estátua equestre de D. João IV, em Vila Viçosa

Com a presença das mais altas individualidades do Estado Novo, é inaugurada, em Vila Viçosa, a 8 de dezembro de 1943, a estátua equestre de D. João IV, construída em bronze pela mão do escultor funchalense Francisco Franco.

O discurso oficial esteve a cargo do académico Júlio Dantas, escritor, médico, político e diplomata.

No Diário de Lisboa, publicado na tarde desse dia, é bem visível, na introdução que é feita a este acontecimento naquela vila alentejana, o pendor literário dos articulistas que, na época, redigiam as notícias nos diversos órgãos de informação:

«Vila Viçosa, pousada como uma grande pomba branca na planície que faz o sopé das vertentes da pequenina serra de Borba, envolvida de olivais, emoldurada de chaminés recortadas de casario alentejano, de torres de igrejas e de coruchéus de palácios, acordou hoje engalanada».

Fonte 1: O Primeiro de Janeiro n.º 336, de 8-12-1943, 75.º ano de publicação, p. 1

Fonte 2: Diário de Lisboa n.º 7558, de 8-12-1943, 23.º ano de publicação, pp. 1, 4 e 5

Fonte 3: O Primeiro de Janeiro n.º 337, de 9-12-1943, 75.º ano de publicação, pp. 1 e 3


LEIA, NAS DEVIDAS CONDIÇÕES, O DIÁRIO DE LISBOA

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.

Leia também

ARTES PLÁSTICAS

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Artes Plásicas que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO