Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 11 de dezembro de 1908



Nascimento do cineasta português Manoel de Oliveira

Manoel Cândido Pinto de Oliveira nasceu no Porto, a 11 de dezembro de 1908, tendo sido registado com a data do dia seguinte.

Oriundo de uma família da burguesia industrial, desde muito novo se interessou pelo cinema, levado pela mão do pai a ver filmes de Charles Chaplin e Max Linder.

Após ter estudado no Colégio Universal, no Porto, e, posteriormente, no Colégio Jesuíta de La Guardia, na Galiza, inscreve-se na Escola de Atores de Cinema, fundada por Rino Lupo, tendo-se estreado como figurante no filme Fátima Milagrosa, de 1928.

Entretanto, torna-se conhecido como desportista, nas áreas do atletismo, da natação e do automobilismo.

Em 1930, a revista Imagem considera-o um dos mais fotogénicos cinéfilos portugueses.

É por esta altura que adquire uma máquina de filmar Kinamo, que marcaria para sempre a sua vida como cineasta.

Começa por filmar Douro, Faina Fluvial e daí, até ao fim da sua longa vida, nunca mais parou na sua atividade de realizador de cinema.

Na altura da sua morte, ocorrida a 2 de Abril de 2015, com a provecta idade de 106 anos, era considerado o realizador mais velho em atividade, recebendo sempre as mais elogiosas menções por parte da crítica internacional.

Vale Abraão, O Convento, A Caixa e Non ou a Vã Glória de Mandar são alguns dos seus mais conhecidos filmes.

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO