Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 11 de dezembro de 1990



A telenovela brasileira Tieta encanta os portugueses

«Dário fica preocupado com a rápida evolução de Santana do Agreste, visto que pode atrapalhar as suas secretas investigações.»

Fonte: Diário Popular n.º 16367, de 11-12-1990, p. 23, a propósito do episódio da telenovela “Tieta”, a transmitir nessa noite.

Numa época em que a RTP era a única estação televisiva, os portugueses deixavam-se encantar por três telenovelas: a RTP2 passava, à tarde, Ti-Ti-Ti e a RTP1 apresentava Top Model e Tieta, respectivamente à tarde e à noite.

Esta última, baseada na obra Tieta do Agreste de Jorge Amado, era a que mais telespectadores atraía, não apenas por ser transmitida num horário nobre mas, sobretudo, pela excelência do conteúdo narrativo e pelo exímio desempenho dos atores que davam vida a personagens com nomes pouco habitais deste lado do Atlântico: Pirica, Chalita, Juraci, Carmosina, Tonha, Rafa, Ascânio…

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO