Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 15 de dezembro de 1944



Data provável da morte do compositor norte-americano Glenn Miller



A data de 15 de dezembro de 1944 é oficialmente considerada como a da morte de Alton Glenn Miller, chefe de orquestra e compositor norte-americano, visto por muitos como o expoente máximo do swing.

Nesse dia, o avião em que Glenn Miller seguia do Reino Unido para Paris não chegou ao seu destino. Os destroços do avião assim como os corpos dos ocupantes nunca foram recuperados.

Entre os temas inesquecíveis que compões poder-se-á salientar In the mood (1939), Moonlight Serenade (1939) e They are Yanks (1944). Fundou a sua própria orquestra em 1938 e, durante a II Grande Guerra, enquanto esteve ao serviço da Força Aérea dos Estados Unidos, dirigiu uma banda com o seu nome, a Glenn Miller Army Air Force Band, atuando para os soldados americanos que combatiam longe da pátria.

Após a sua morte, a Glenn Miller Orchestra foi reconstituída sob a direção de Tex Beneke.

Anos mais tarde, a família de Miller contratou Ray McKinley, baterista da Glenn Miller Army Air Force Band, para organizar uma nova banda que ainda continua a atuar nos nossos dias.

Leia também

MÚSICA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Música que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO