Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Assinala-se a 18 de dezembro



Dia Internacional dos Migrantes

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

Por recomendação do Conselho Económico e Social (decisão 2000/288 de 28 de Julho de 2000), a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 18 de dezembro Dia Internacional dos Migrantes (resolução 55/93 de 4 de dezembro de 2000), para assinalar a adoção da Convenção Internacional sobre a Protecção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias (resolução 45/158).

Os conflitos bélicos e as perseguições religiosas e políticas levam muitas pessoas a procurar, para sua segurança, refúgio em outros países.

Esta é a parte mais visível de um problema mais geral que atinge grande parte da humanidade: a procura de melhores condições de vida fora do país que os viu nascer.

Ao longo dos séculos, a agrura dos locais onde residiam levou muitos povos a procurar climas mais amenos e terrenos mais férteis, onde pudessem desenvolver-se harmoniosamente.

Na génese de muitas das atuais nações, estiveram seres humanos oriundos de outras regiões, deslocando-se, muito deles, em grupos muito numerosos. Hoje, os seus descendentes estão completamente integrados, tendo alguns deles dado um valioso contributo para o desenvolvimento das nações que acolheram os seus ancestrais.

Receber no nosso seio refugiados em particular e migrantes em geral, é um dever dos portugueses, porque, também nós, procurámos - e ainda hoje o fazemos - melhores condições de vida em longínquas regiões do nosso planeta.




TOPO