Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 18 de dezembro de 1949



Colocada a primeira pedra para a construção do Cristo-Rei

A 18 de dezembro de 1949 é lançada a primeira pedra para a construção do Santuário Nacional de Cristo Rei, inaugurado a 17 de maio de 1959.

Situado em frente a Lisboa, na cidade de Almada, é constituído por um pedestal projetado pelo arquiteto António Lino com 85 metros de altura, sustentando uma imagem com 25 metros de altura do santíssimo Redentor de braços abertos, da autoria do escultor Francisco Franco de Sousa.

Durante uma visita efetuada em 1934 ao Rio de Janeiro, o cardeal Cerejeira, então Patriarca de Lisboa, ao visitar a estátua de Cristo Redentor, decide impulsionar a construção de um monumento idêntico em Portugal.

Para a edificação deste monumento contou igualmente o voto formulado pelo episcopado português reunido em Fátima a 20 de Abril de 1940, pedindo a Deus que livrasse Portugal de participar na Segunda Guerra Mundial, o que veio a acontecer.


Imagem do Santuário Nacional de Cristo Rei no dia da inauguração, ainda sem a ponte sobre o rio Tejo, cuja construção se iniciaria apenas a 5 de novembro de 1962.

Leia também

ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Engenharia, Arquitetura e Urbanismo que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO