Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 24 de dezembro de 1524



Morte de Vasco da Gama

A 24 de dezembro de 1524, morre, em Cochim, na Índia, o navegador português Vasco da Gama.

Havia nascido, no ano de 1469, em Sines, vila portuguesa banhada pela imensidão do Atlântico, oceano que parecia fazer um apelamento aos marinheiros para ser navegado.

Na época, chegavam à Europa especiarias vindas da Índia a um preço muito elevado, pois eram transportadas por terra com recurso a caravanas que passavam por mil perigos para as trazer. Especiarias como a canela, o gengibre, o cravo, a pimenta e o açafrão tinham um valor superior ao ouro.

O rei de Portugal D. João II ambicionava encontrar um caminho por via marítima até à Índia, para transportar, de uma forma mais barata, esses produtos para a Europa, transformando Lisboa num centro distribuidor de especiarias, com a consequente riqueza que daí adviria para o seu reino.

Bartolomeu Dias havia sido o primeiro navegador a dobrar o Cabo das Tormentas, no sul do Continente Africano, mais tarde designado pelo rei D. João II Cabo da Boa Esperança, pois a sua passagem significava a “esperança” de a Índia vir a ser alcançada por via marítima.

Com a morte de D. João II, o seu sucessor, D. Manuel I, encarrega Vasco da Gama de concluir essa tarefa, tendo a armada por ele comandada saído de Lisboa a 8 de julho de 1497.

Após passar por Cabo Verde, a armada de Vasco da Gama atinge o sul de África, ultrapassando o Cabo da Boa Esperança e o Cabo das Agulhas (o ponto mais meridional de África), infletindo para norte.

Depois de ter navegado pelas costas de Moçambique, atinge, a 17 de Maio de 1498, Kappakadavu, localidade próxima de Calecute, no atual estado indiano de Kerala.

Fica, assim, estabelecida uma rota marítima ligando Lisboa à Índia através dos oceanos Atlântico e Índico.

Vasco da Gama retorna a Portugal a 29 de agosto. Apenas 55 dos 148 homens que integravam a armada sobrevivem a esta viagem.

Como recompensa, D. Manuel I atribui a Vasco da Gama o título de Dom, para além de inúmeras regalias.

Vasco da Gama haveria de realizar uma segunda viagem até ao Oriente, tendo, já no fim da sua vida, sido nomeado Vice-Rei da Índia.

Ao abrir novas rotas entre o Ocidente e o Oriente, o navegador português Vasco da Gama é, ainda hoje, uma figura portuguesa que nenhum manual de história universal publicado em qualquer parte do Mundo pode deixar de referir.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO