
Alberto Garcia de Lemos, Manuel Oliveira. José Celestino Jorge, António da Rita e Rosa Ventura, fundaram o Grupo Folclórico do Salão na escola primária da freguesia do Salão no ano 1967 onde permaneceu até 25/12/1973 data em que foi desintegrado da escola ficando a funcionar autonomamente, administrado por uma comissão administrativa.
Foi constituído em ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL no Cartório Notarial da Horta a 18 de Setembro de 1989, com publicação no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores III série nº21 de 15/11/1989 e foi declarado ASSOCIAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA pela PRESIDÊNCIA do GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES, através do despacho D/PG/98/91 Jornal Oficial II série nº45 de 10/11/98. A 25/12/2002 é lançado o HINO DO GRUPO que tem música do Professor José Maria da Silva e a letra do Dr. Victor Rui Dores, que faz referência aos costumes da Freguesia do Salão.
É composto por 36 elementos e tem mantido uma actividade constante na divulgação dos bailhos e cantares da freguesia do Salão e da Ilha do Faial os quais eram executados pelas pessoas que se reuniam nas casas particulares durante os serões do milho, da palha e da trança para feitura dos chapéus.
Ao longo dos seus anos tem mantido sempre o nível original da época que representa, sendo por isso muito solicitado a participar em convívios, comemorações de aniversários, festivais de folclore, festejos religiosos etc.
A Freguesia do Salão tem como alcunha os folgazões.