Início Busca Magazine

MAGAZINE

O SABER NÃO OCUPA LUGAR
breve apontamento



Sabia que… tempura, prato tradicional da culinária japonesa, teve origem em Portugal?

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

Tempura, um prato tradicional da culinária japonesa, teve origem em Portugal.

Este prato clássico da culinária portuguesa foi exportado por missionários portugueses para aquele país asiático no século XVI. Nagasaki, cidade fundada pelos portugueses, foi a principal porta de entrada desta iguaria.

O tempura é constituído por pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. O polme é uma preparação culinária que é utilizada na fritura de determinados alimentos: por exemplo, na preparação de peixe frito, pataniscas de bacalhau ou peixinhos da horta, tão ao gosto dos portugueses. O polme, cujo nome deriva do vocábulo latino pulmentu, que significa polpa, tem como ingredientes principais farinha de trigo, ovos e/ou água. A fritura da tempura deve ser realizada apenas em cerca de dois ou três minutos, usando óleo muito quente.

Há várias hipóteses para a origem deste nome: alguns estudiosos sustentam que advém da palavra portuguesa tempero, outros afirmam que, como os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, em latim ad tempora quadragesimae, preferindo o consumo de vegetais e mariscos, dessa expressão latina teria nascido o nome deste prato.

Se um dia for ao Japão, esta iguaria ser-lhe-á certamente servida e, se, por acaso, o empregado se tiver esquecido de colocar um copo junto ao seu prato, não se preocupe: basta chamá-lo e dizer simplesmente… COPO, pois é uma das muitas palavras que os portugueses deixaram naquele país asiático.




TOPO